segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Semana da Alimentação


Abertas inscrições para cursos da Semana da Alimentação

Estão abertas as inscrições para os cursos e outras atividades da Semana Mundial da Alimentação, que será comemorada de 13 a 16 de outubro, no Mercado de Orgânicos, anexo ao Mercado Municipal de Curitiba. Além de um seminário com especialistas da Universidade Federal do Paraná, organizações sociais e agricultores, a Semana da Alimentação terá cursos de alimentos integrais, hortas caseiras e avaliação e orientação nutricional.

A programação em Curitiba inclui cursos de aproveitamento integral de alimentos, hortas caseiras e alimentação saudável. A Semana da Alimentação é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretaria Municipal do Abastecimento. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico http://comsea.curitiba.pr.gov.br, ou pelo site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br).

"Será uma grande oportunidade para discutir a segurança alimentar com diferentes envolvidos com o tema", diz o secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara. O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, marca a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.

Programação

13 de Outubro14h - Abertura oficial: Seminário Municipal de Segurança Alimentar Nutricional:

Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise.15 h - Paródia: A verdadeira história da Branca de Neve - Carla Vanessa Alves Lopes15h30 - Conferência: A participação da sociedade civil na implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - Francisco Antonio da Fonseca Menezes - IBASE

14 de Outubro - Tema: Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional

9h - Palestra: Agroecologia - Luciano de Almeida - Departamento de Economia Rural e Extensão/UFPR.
10h30 - Relato de experiência: Agroecologia e promoção de saúde - Rosi Aparecida de Lima - Associação Assis/Centro Sul do Paraná.
11 h - Palestra: Soberania alimentar e gênero - Letícia Jalil - CPDA/UFRRJTema: Valores Humanos e Direito Humano à Alimentação Adequada
14 h - Palestra: Valores Humanos - Roberto Silveira - UFPR/PUC.
15 h - Relato de experiência: Banco de Alimentos - Roberto Mryczka - Banco de Alimentos do Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa.
16 h - Palestra: Direito Humano à Alimentação Adequada - Ângela Martins - RMN/FESAN/CONSEA

15 de OutubroTema: Mobilização Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

9 h - Palestra: Mobilização Social - Osvaldo Heller da Silva - Ciências Sociais/UFPR
10h30 - Relato de experiência: Agricultura familiar e sustentabilidade ambiental - Roberto Carlos dos Santos ? Associação Assis/Centro Sul do Paraná
11h - Palestra: O papel da Geografia em Segurança Alimentar e Nutricional - Jorge Montenegro - DGEO/UFPRTema: Segurança Alimentar e Nutricional: pensando outra economia.
14 h - Palestra: Economia solidária - Rosalba Eliane Gomes Wisnievski - CEFURIA
15 h - Relato de experiência: Panificadoras comunitárias - Nair de Queiroz da Cunha - Panificadora Vitória
16 h - Palestra: O papel da Vigilância Sanitária na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional - Sezifredo Paulo Paz
18 h - Conferência: Segurança Alimentar e Nutricional: Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise - Sílvia do Amaral Rigon - CONSEA/DNUT/UFPR


Fonte: www.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário